top of page

Histórico do ENEGEO

O Encontro Nacional dos Estudantes de Geologia (ENEGEO) foi criado como instrumento de organização estudantil no contexto da política ao final da ditadura militar, tendo a sua primeira edição no ano de 1978, na cidade de Recife (PE), como resultado da movimentação Pró-ENEGE. Desde sua primeira edição, o ENEGEO é realizado anualmente, com exceção ao ano 1989, quando não pode ser realizado.
Até a década de 90, o ENEGEO foi palco de discussões de temas pertinentes, como o ensino da Geologia e as questões profissionais que envolviam a carreira do geólogo, mas esta década é marcada pela desarticulação da ENEGE e perda do cunho político e social deste evento. Felizmente, o XXVIII ENEGEO em Farol de Santa Marta (SC) nos demonstra como o ENEGEO pode ter uma grande importância social, baseando sua realização na divulgação dos conhecimentos geológicos para a sociedade, unindo estudantes e convidados participantes do evento com a comunidade sede, através de palestras, aulas, campos e exposições.
Atualmente o ENEGEO é organizado pela ENEGE, através dos seus representantes nas Universidades Sedes, com o propósito de resgatar a essência do evento.
O encontro é realizado em regiões de interesse geológico e preza pela realização de saídas de campo geralmente ministradas por professores e/ou pesquisadores convidados, além de contar com palestras sobre a Geologia da região e temáticas geológicas. Acontecem também palestras e discussões pertinentes a temas recorrentes na área e no contexto político-social brasileiro e mundial.

Durante o período do evento, são realizadas duas reuniões da ENEGE: uma logo no início do evento com o objetivo de apresentar o balanço da Gestão que se encerra, onde são discutidos os feitos do ano, e outra, ao final do evento, com o objetivo de eleger a sede do próximo ENEGEO e a nova Gestão da ENEGE.

bottom of page